5 passos para deixar seu menu superior mais atraente

Oi, pessoal! Tudo bem?

Vamos falar de um assunto que sempre trazemos para vocês, mas ainda é um ponto de atenção para a grande maioria no e-commerce: criar um menu superior de respeito, que ofereça boa experiência de navegação e, consequentemente, uma maior chance de conversão de vendas!

Então, confira as dicas que separamos para você:

:high_brightness: Menu principal: claro e intuitivo

Posicioná-lo na parte superior da sua loja é a melhor prática no e-commerce. É nele que você vai concentrar as categorias dos produtos, barra de busca, informações da empresa (o famosos Quem Somos) e um meio de contato.

Segundo um estudo do Nielsen Norman Group, empresa americana de consultoria em interface e experiência do usuário, o que aparece na parte superior da página influencia consideravelmente a experiência do internauta, que gasta 80% do seu tempo olhando para a informação acima da dobra da página, enquanto apenas 20% de sua atenção vai para a parte inferior.

Lembre-se que todas essas informações precisam estar bem estruturadas para que o cliente encontre facilmente o que está procurando. Guarde isso: quanto menor o esforço, maior a chance de finalizar uma compra.

:gem: Além da beleza

Para um site ser atrativo, a gente sabe que precisa ter um layout bonito, que chame a atenção, mas, mais do que isso, precisa ter clareza nas informações.

Repito aqui: a organização da sua árvore de categorias é essencial para ter um bom menu e gerar boa experiência para quem estiver navegando em sua loja, além da qualidade nas fotos e descrição completa dos produtos, que são fatores que contribuem positivamente para gerar credibilidade durante o processo de compra.

Tem dificuldades para montar a categoria de produtos? Clique aqui e aprenda com os nossos especialistas.

Colocar ordem de relevância nas categorias e subcategorias também auxilia na busca pelo produto do seu cliente.

:mag_right: Facilite a busca dos seus produtos

Tenha a barra de busca no menu superior.

Ela precisa estar evidente em sua página pois é uma ferramenta essencial para aqueles clientes que preferem pesquisar ou que já estão decididos a comprar um produto específico em sua loja.

Ao facilitar esse acesso, você contribui ainda mais para a conversão de suas vendas.

:heavy_plus_sign: Menos é mais

Imagine você entrando em uma loja em que há diversos produtos e todos eles estão espalhados, sem nenhuma organização. Você vai querer sair correndo de lá, não é? (Eu, pelo menos, iria). O mesmo se aplica em sua loja virtual, por isso, recomendamos um menu superior com uma única linha reunindo as informações mais relevantes.

Você deve estar se perguntando: mas como fazer isso?

Vamos supor que você tenha uma loja de moda e acessórios femininos. Ao invés de você colocar todos os produtos no menu superior, você pode colocar as principais categorias (ou categoria-pai) e dividir as subcategorias dentro delas. Parece complicado, mas é super simples! Dá uma olhadinha no exemplo abaixo:

A loja acima optou por colocar em seu menu superior, as coleções e as categorias principais. E, dentro destas categorias, as subcategorias, deixando o visual mais organizado, facilitando a navegação.

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:bookmark_tabs: Faça benchmarking

Benchmarking é uma análise das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Não é cópia!

Visite os sites dos seus concorrentes, veja como trabalham o menu superior em suas lojas e adapte para o seu negócio. Além disso, é uma ótima maneira de ver a forma como eles dispõem seus produtos nas suas barras de menu, na vitrine, na loja online de forma geral.

Isso vai te ajudar a tirar insights de melhorias e até mesmo, enxergar oportunidades que seus concorrentes ainda não fazem. Então, invista um tempo periodicamente para fazer isso, ok?

Essas foram as dicas de hoje e espero que contribuam no constante crescimento de sua loja.

Até mais.

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