Oi, pessoal! Tudo bem?
Vamos falar de um assunto que sempre trazemos para vocês, mas ainda é um ponto de atenção para a grande maioria no e-commerce: criar um menu superior de respeito, que ofereça boa experiência de navegação e, consequentemente, uma maior chance de conversão de vendas!
Então, confira as dicas que separamos para você:
Menu principal: claro e intuitivo
Posicioná-lo na parte superior da sua loja é a melhor prática no e-commerce. É nele que você vai concentrar as categorias dos produtos, barra de busca, informações da empresa (o famosos Quem Somos) e um meio de contato.
Segundo um estudo do Nielsen Norman Group, empresa americana de consultoria em interface e experiência do usuário, o que aparece na parte superior da página influencia consideravelmente a experiência do internauta, que gasta 80% do seu tempo olhando para a informação acima da dobra da página, enquanto apenas 20% de sua atenção vai para a parte inferior.
Lembre-se que todas essas informações precisam estar bem estruturadas para que o cliente encontre facilmente o que está procurando. Guarde isso: quanto menor o esforço, maior a chance de finalizar uma compra.
Além da beleza
Para um site ser atrativo, a gente sabe que precisa ter um layout bonito, que chame a atenção, mas, mais do que isso, precisa ter clareza nas informações.
Repito aqui: a organização da sua árvore de categorias é essencial para ter um bom menu e gerar boa experiência para quem estiver navegando em sua loja, além da qualidade nas fotos e descrição completa dos produtos, que são fatores que contribuem positivamente para gerar credibilidade durante o processo de compra.
Tem dificuldades para montar a categoria de produtos? Clique aqui e aprenda com os nossos especialistas.
Colocar ordem de relevância nas categorias e subcategorias também auxilia na busca pelo produto do seu cliente.
Facilite a busca dos seus produtos
Tenha a barra de busca no menu superior.
Ela precisa estar evidente em sua página pois é uma ferramenta essencial para aqueles clientes que preferem pesquisar ou que já estão decididos a comprar um produto específico em sua loja.
Ao facilitar esse acesso, você contribui ainda mais para a conversão de suas vendas.
Menos é mais
Imagine você entrando em uma loja em que há diversos produtos e todos eles estão espalhados, sem nenhuma organização. Você vai querer sair correndo de lá, não é? (Eu, pelo menos, iria). O mesmo se aplica em sua loja virtual, por isso, recomendamos um menu superior com uma única linha reunindo as informações mais relevantes.
Você deve estar se perguntando: mas como fazer isso?
Vamos supor que você tenha uma loja de moda e acessórios femininos. Ao invés de você colocar todos os produtos no menu superior, você pode colocar as principais categorias (ou categoria-pai) e dividir as subcategorias dentro delas. Parece complicado, mas é super simples! Dá uma olhadinha no exemplo abaixo:
A loja acima optou por colocar em seu menu superior, as coleções e as categorias principais. E, dentro destas categorias, as subcategorias, deixando o visual mais organizado, facilitando a navegação.
Faça benchmarking
Benchmarking é uma análise das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Não é cópia!
Visite os sites dos seus concorrentes, veja como trabalham o menu superior em suas lojas e adapte para o seu negócio. Além disso, é uma ótima maneira de ver a forma como eles dispõem seus produtos nas suas barras de menu, na vitrine, na loja online de forma geral.
Isso vai te ajudar a tirar insights de melhorias e até mesmo, enxergar oportunidades que seus concorrentes ainda não fazem. Então, invista um tempo periodicamente para fazer isso, ok?
Essas foram as dicas de hoje e espero que contribuam no constante crescimento de sua loja.
Até mais.