Artigo 2 em 1: O que aprender com a queda recente das redes sociais com 5 ideias essenciais para sua loja e 3 recursos essenciais para impulsionar suas vendas

O que aprender com a queda recente das redes sociais com 5 ideias essenciais para sua loja

O último dia 04 de outubro de 2021 será um dia memorável para muitas pessoas considerando o fato de 3 das maiores redes sociais do mundo, sendo elas o Facebook, Whatsapp e Instagram ficarem em tempo recorde fora do ar. Foram ao todo 7 horas, num dia que pareceu não ter fim, em especial para aqueles que dependem unicamente dessas redes para vender seus produtos.

Há, entre inúmeros relatos, o da comerciante Ruth Pereira, que atua no ramo de alimentação de produtos saudáveis e que, por conta da queda do Whatsapp (seu único canal de vendas), perdeu cerca de 6 mil reais neste período em que ficou offline: “Só hoje deixei de fazer 30 vendas que já estavam encaminhadas. Menos cerca de R$6.000 no meu faturamento”, relata a comerciante.

Embora seja triste, essa realidade acomete muitos empreendedores que, ao dependerem de apenas um único canal de vendas, estão sujeitos à disponibilidade integral dos mesmos, o que os deixam presos às tais plataformas e a mercê de perderem vendas, caso um problema, como este vivido no dia 4 passado, aconteça novamente.

A Loja Virtual própria, como canal de venda já é mais do que essencial

Como muitos já sabem, possuir uma loja virtual própria, além de redes sociais, pode significar mais segurança e estabilidade quando o assunto é sobre não perder vendas. Além disso, ter uma loja virtual ativa, te dá uma possibilidade única e exclusiva de oferecer experiências e soluções que você só encontrará em sua Loja Integrada, por exemplo.

E, neste sentido, iremos explorar 5 soluções que você pode utilizar em sua loja e se destacar em relação aos canais de redes sociais, que em sua maioria, não oferecem tais funcionalidades específicas no mundo do e-commerce, em especial o nosso brasileiro, que possui características peculiares em termos de usabilidade, pagamento, frete entre outros.

O fundamental aqui é entender a multicanalidade como um conjunto de frentes de trabalho a ser realizado, de modo que seus produtos cheguem a uma maior quantidade de consumidores, através dos mais diversos canais. Desde que sua estratégia faça sentido em oferecer multicanais, use e abuse do que for necessário para atingir seus objetivos de venda.

Ideia Nº 1: o PIX veio pra ficar. Mas você está explorando bem isso tudo?

Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as transações via PIX já representam 30% do total de transações no Brasil, o que representa mais de 300 bilhões de reais que passaram de mão em mão entre os brasileiros no ano de 2021. Sem dúvida, uma realidade que veio pra ficar e que você pode explorar ao máximo em seu negócio.

Hoje, a Loja Integrada possui alguns gateways, como o Mercado Pago, por exemplo, que permite ao seu cliente pagar via PIX, de forma simples, prática e acima de tudo, segura. Portanto, não deixe de oferecer essa comodidade, já que como mencionado acima, o PIX está crescendo cada dia mais, se tornando, aos poucos, a forma de pagamento rápido preferida entre os brasileiros.

Além de você integrar sua loja à gateways que aceitam o PIX como forma de pagamento, é essencial comunicar ao seu cliente que sua loja oferece essa opção, seja através de banners ou selos na página do produto. O importante é deixar claro na mente do seu cliente que sua loja está de acordo com que há de mais moderno e seguro em transações financeiras.

Veja aqui, um exemplo de funcionalidade de divulgação de um selo Pix, para sua Loja Integrada.

Ideia Nº 2: atenda seu cliente de forma eficiente, com os canais que ele já conhece e utiliza

Com tantos concorrentes muito similares, o bom atendimento faz toda a diferença para, não somente vender, mas para também fidelizar o seu cliente. Para isso, é necessário se comunicar com ele através dos canais onde ele mais está presente, como por exemplo o Whatsapp e Messenger do Facebook.

Busque oferecer ao seu cliente praticidade e comodidade ao atendê-lo de forma prática, dando a eles opções e canais diversos de atendimento, para que ele mesmo escolha o que julgar melhor para ele. Estar próximo do cliente, gerando o menor atrito possível e o atendendo de forma ágil, faz toda diferença na hora de vender ou realizar seu pós-venda.

Apenas como registro dessa importância, somente o atendimento a clientes via whatsapp cresceu, segundo pesquisa da Mobile Time, impressionantes 251% no ano de 2020 em relação ao ano anterior. Isso mostra a força e impacto que você pode gerar de valor ao seu cliente, dando a ele a possibilidade de uma comunicação eficiente e que já faz parte do seu dia a dia.

Veja aqui , um exemplo de funcionalidade de Botão de Whatsapp e Outros, para sua Loja Integrada.

Ideia Nº 3: vídeo como forma de vender seus produtos ou sua marca

Segundo pesquisas recentes, o uso do vídeo como estratégia de marketing e vendas só cresce a cada ano. Além de ser, cada dia mais, um meio fácil de se produzir (pela câmera do celular, por exemplo), é uma forma de conteúdo simples, prático e fácil de ser consumido. A seguir, separamos alguns números para você analisar:

  • 82% de todo o tráfego de consumidores na internet virá de vídeos online até 2022.
  • 78% das pessoas assistem a vídeos online toda a semana, e 55% delas assistem todos os dias.
  • 72% dos consumidores preferem aprender sobre um determinado produto ou serviço a partir de vídeos.
  • Até o ano de 2022, o número de vídeos circulando por segundo na web chegará próximo a 1 milhão.

Use de sua criatividade para criar vídeos sobre sua loja/ marca, sobre produtos (lançamentos, queimas de estoque) ou sobre divulgação de eventos (lives, eventos presenciais, feiras, etc). Aqui, não há limite para se utilizar de criatividade e inovação. Com pouco recurso e força de vontade, é possível criar vídeos super vendedores.

Veja aqui, um exemplo de funcionalidade de Vídeo para Lojas Virtuais, para sua Loja Integrada.

Ideia Nº 4: permita seu cliente acompanhar o pedido em sua loja

Funcionalidade já mais do que obrigatória, permitir que seu cliente use o rastreador de pedidos em sua loja, gera comodidade, gerencia a expectativa e oferece segurança ao seu cliente, ao oferecer a ele uma forma fácil e prática de acompanhar, em tempo real, o caminho de seus pedidos.

Cada vez mais a transparência no processo de compra, que começa com a escolha do produto, o pagamento até a entrega final do produto, na casa do cliente, tem sido parte de uma estratégia fundamental para entrega de valor ao consumidor. Oferecer praticidade ao cliente é geração de valor fundamental a ser empreendida.

Embora pareça óbvio, uma boa parte das lojas virtuais ainda não percebeu esse potencial. Sua loja, portanto, deve apresentar a possibilidade de rastreio de pedidos, pois além de ser uma solução simples de ser implementada, possui evidente retorno positivo na experiência final e retenção do seu cliente.

Veja aqui, um exemplo de funcionalidade de Rastreio de Pedidos, para sua Loja Integrada.

Ideia Nº 5: o foco na experiência mobile é cada vez mais fundamental

De acordo com o mais recente relatório Webshoppers 43, da E-bit/ Nilsen, o mobile (ou as compras realizadas pelo celular) tiveram uma participação de 55,1% de todas as vendas do varejo digital realizadas em 2020. Isso representa um aumento de 41% em relação aos mesmos dados do ano anterior. Isso significa um faturamento total de 95,9 bilhões de reais.

É evidente, portanto, a importância de utilizar o mobile como um canal de vendas essencial e, por isso, a comunicação de seus banners (artes que divulgam produtos, promoções ou novidades) deve ser impecável. Busque comunicar de forma clara e direta o que for necessário, utilizando-se de artes bonitas aos olhos dos clientes e, acima de tudo, vendedoras.

Procure divulgar seus produtos (ou campanhas) em artes de chamem atenção, não somente pelo seu tamanho, mas também pela estética criada, ou seja, com tipologia e cores muito bem elaboradas, pois um bom trabalho de criação e design mostra que sua loja se importa em se apresentar de forma profissional e atrativa ao seu cliente.

Veja aqui, um exemplo de funcionalidade de Banners Mobile, para sua Loja Integrada.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e desejamos boas vendas! Com isso, estamos também oferecendo um desconto de 10% em todos os nossos temas e serviços, bastando usar o cupom ALPHA10 .

A Alpha Theme é especializada na criação de temas e serviços para lojas virtuais. Sua maior missão é entregar projetos de qualidade profissional a custos baixos e acessíveis a todos aqueles que desejam iniciar sua primeira loja virtual.

Texto de responsabilidade do parceiro Alpha Theme

3 recursos essenciais para impulsionar suas vendas

unnamed (2)

*Conteúdo desenvolvido e de responsabilidade do parceiro Alpix

Com a pandemia e o isolamento social, os números do e-commerce dispararam, não é novidade. Os resultados são tão positivos que hoje o Brasil está no Top 10 de países que mais cresceram nas vendas online, sabia?

Até mesmo as pessoas que não estavam acostumadas a comprar na internet mudaram de ideia esse ano: houve um aumento de 17% de novos consumidores segundo uma pesquisa da Webshoppers. E se você trabalha no segmento de moda, as novidades não param por aí: as vendas de roupas e acessórios já cresceram 23% só este ano.

Por que é importante você saber desses dados? Porque todos eles apontam que existem enormes oportunidades de você vender muito mais com a sua loja.

Repare que o mercado está promissor e o que vai fazer a diferença nos seus resultados são as estratégias que você vai utilizar. Neste artigo, separei três táticas que funcionam muito bem, principalmente no varejo de moda. Vamos lá?

1. Fazer upselling

O upselling é uma estratégia de venda muito usada por grandes varejistas online e você também pode aplicá-la na Loja Integrada.

Você já viu em algumas lojas virtuais a opção “leve também”? Esse é o upselling, uma personalização que faz sua loja sugerir automaticamente produtos que combinam com o que o cliente já está comprando, diretamente na página de carrinho. Basta um clique e uma nova mercadoria vai ser adicionada às compras.

Além de melhorar a experiência do seu cliente com uma oferta personalizada, você ainda impulsiona seus ganhos!

Quer um exemplo? Imagine que alguém entra na sua loja online buscando uma calça jeans. A função de “upselling” pode ser programada para oferecer outros modelos de calça, uma jaqueta jeans ou outra peça adicional que possa interessar ao cliente.

2. Aplicar uma quantidade mínima do produto no carrinho

Você atua no setor de atacado? Se a resposta for sim, um jeito de melhorar muito as suas vendas é personalizar sua loja virtual para aplicar uma quantidade mínima do mesmo produto direto no carrinho.

Essa estratégia, além de tornar suas mercadorias mais conhecidas e ampliar os negócios, também pode ajudar a clientela a visualizar melhor os descontos por quantidade que você vier a oferecer.

3. Disponibilizar fotos das variações de cor

Quando falamos sobre moda e acessórios no e-commerce, a realidade é que é preciso fazer o possível para ajudar os consumidores a visualizarem exatamente o que estão comprando.

Uma das formas de fazer isso é disponibilizar fotos das variações de cor na página do produto. Dessa forma, você poupa o cliente de precisar imaginar como a peça vai ficar nas mais variadas tonalidades e ainda evita possíveis trocas por erros na escolha da cor.

E aí, quais dessas estratégias você já aplica? Essas e muitas outras fazem parte de um conjunto de personalizações que podem levar a sua loja virtual para outro patamar!

A Alpix é parceira Loja Integrada e pode te ajudar

A gente entende as necessidades do seu negócio e, por isso, trabalhamos do seu lado desde o layout até a programação. Criamos projetos com a cara da sua marca e as funcionalidades ideais para impulsionar suas vendas.

Temos todos os artifícios para realizar suas demandas. Trabalhamos com os melhores parceiros e soluções para que você atinja seus objetivos sem dor de cabeça e sem falar com robozinho. Aqui tem gente de verdade!

Então, bora decolar? Clique aqui para ver os principais serviços que a Alpix oferece.

Use o cupom ALPIX3 e ganhe 3% de desconto (validade por tempo indeterminado).

2 curtidas